O protagonismo feminino e a visibilidade de um povo em Ponciá Vicêncio de Conceição Evaristo
DOI:
https://doi.org/10.24302/prof.v11iEsp.Dossie.5020Resumo
Esta pesquisa apresenta como temática central o estudo da obra Ponciá Vicêncio (2013), de Conceição Evaristo à luz do Materialismo Lacaniano. E, seguindo essa linha de pensamento investigativo, objetiva compreender de que forma a representação da personagem feminina - uma mulher negra-protagoniza uma história de luta e de dor do povo negro marcado pela escravidão. Para tanto, faz-se necessário discorrer sobre a literatura de Conceição Evaristo, sua importância para literatura contemporânea e como sua obra pode ser pensada a partir do materialismo de Žižek, uma vez que Evaristo escreve a partir de seu lugar de mulher negra e pobre, especificamente sobre as mulheres negras do Brasil, as quais foram, durante muitos anos, representadas à luz da escrita masculina como símbolo de mãe, esposa submissa ou por meio da sensualização ou sexualização. Esta pesquisa tomou como caminho de estudo a pesquisa qualitativa e de caráter indutivo e pretende observar a relação entre os fluxos de memória da protagonista e a diáspora africana que acompanham suas perdas, sonhos e desencontros, elementos estes que fazem alusão ao funcionamento da tríade: Simbólico, Imaginário e Real, responsáveis pela constituição de Ponciá enquanto ser social. O objetivo é averiguar, principalmente, de que forma a estrutura da narrativa auxilia na construção do Imaginário, do Simbólico e aponta para a presença do Real na história de Ponciá. Entre outros referenciais teóricos, utilizaremos os estudos de Candido (2011), Bonnici (2011), Silva (2009), (2018), Oliveira (2022), Žižek & Glyn (2006), Žižek (1992), (2010) e (2011).
Palavras-chave: Conceição Evaristo; Materialismo Lacaniano; Personagem Feminina.
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