O santo "revortado"
a imagem de São Sebastião como ato icônico na Santa Irmandade do Contestado
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v13.4792Resumo
A prisão da imagem de um santo católico, relatada a partir da poesia de um rebelde que atuou na Guerra do Contestado, será o fio conduzir da análise proposta no artigo. A abordagem tem como problema de pesquisa revisitar a historiografia da religiosidade do Contestado e propor conexões entre a crença nos santos católicos, evocados pelos rebeldes do Contestado, com religiosidades de matriz africana. Mais especificamente, propõe o cruzamento da relação entre a imagem de São Sebastião e a do Orixá Oxossi. A abordagem é inédita, pois até o momento é vigente a interpretação da religiosidade do Contestado com a categoria de catolicismo rústico construída pelo sociólogo Duglas Teixeira Monteiro. A conexão entre a crença dos fiéis do Contestado com religiosidades de matriz africana é construída a partir de vestígios deixados na tradição historiográfica sobre o conflito, em especial comentários, notas de rodapé e indicações de leitura apresentados nos trabalhos de Maurício Vinhas de Queiroz, Márcia Espig e Zélia Lemos. A principal fonte, porém, é um poema, em formas de décimas, atribuído ao lider rebelde Adeodato Ramos, compilado da tradição oral pelo folclorista Euclides Felippe. A hipótese levantada é de que a centralidade da presença de São Sebastião como liderança máxima da falange sagrada cultuada pelos rebeldes, assim como seu cruzamento com religiões de matriz afrobrasileira, está relacionada, entre outros fatores, ao papel ocupado pela própria força e expressividade da escultura do santo, que foi construído em tamanho natural. O referencial teórico que sustentará a análise é teoria do ato icônico elaborada pelo historiador da arte Horst Bredekamp.
Palavras-Chave: São Sebastião. Religiosidade afrobrasileira. Guerra do Contestado. Oxossi.
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